top of page

CONSULTA PREVENTIVA

  • Foto do escritor: Gabriela Moura Reis Melo
    Gabriela Moura Reis Melo
  • 3 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de set. de 2024

A advocacia preventiva é realidade em muitos ramos do Direito e vem se mostrando muito eficaz no Direito de Família e Sucessões também. Isso se dá porque a consulta preventiva (a busca de informação), antes que os problemas aconteçam, pode evitar processos longos e litigiosos, desgaste emocional e financeiro dos interessados. Afinal, a consulta é mais barata que o processo!


Numa consulta futuros casais podem decidir juntos o regime de bens do seu casamento, sabendo todas consequências jurídicas disso e até firma um pacto Antenupcial; casais que pensam em se separar podem construir juntos um Plano Parental para definir como será a criação do seu filho com a separação dos pais; autores de herança ou futuros herdeiros podem se informar sobre os possíveis cenários sucessórios e a feitura de Testamentos e Codicilos (pequenos Testamentos usados para disposições de bens de pequeno valor, tais como joias, roupas, livros, etc.); mães passam a ter conhecimento sobre seus direitos e dos seus filhos quanto à pensão alimentícia e guarda, etc.


Quero destacar aqui a importância da consulta preventiva nos casos em que há violência doméstica ou em que a iniciativa da separação é da mulher, pois nesses casos a consulta pode salvar vidas e evitar que violências ocorram.


Sempre aconselho procurar a advogada antes de comunicar a intenção da separação, pois é nessas horas que as mulheres ficam vulneráveis às violências patrimonial, física, moral e/ou psicológica. Muitos homens acreditam que as mulheres são suas propriedades, não aceitam o fim do relacionamento e partem para a violência. TODA MULHER É UMA VÍTIMA EM POTENCIAL! (Nunca se esqueçam disso!).

Na consulta, a advogada familiarista vai orientar a mulher para que ela se previna e junte provas das condições financeiras do seu futuro ex-marido, da violência sofrida em casa, da inexistência de alienação parental (acusação muito comum dos agressores); prepara para um inevitável processo e empodera com informações.




 
 
 

Comments


Gabriela Moura Melo

  • Facebook
  • Instagram

©2019 por ADVOGADA GABRIELA MOURA MELO. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page